Notícias

Eleições do CRCs serão disputadas por 41 chapas

edf40wrjww2PAINEL_NOTICIAS:CONTEUDO_NOTICIA
bro, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai realizar a maior eleição dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O processo de escolha dos conselheiros ocorre a cada dois anos, para mandatos de quatros anos, e, desta vez, envolve a indicação de um terço dos integrantes dos plenários dos CRCs. As eleições começam às 8 h desta terça-feira (17) e vão até as 18 h de quarta (18), no horário em vigor no Estado.

Desde 2009, as eleições ocorrem por meio eletrônico. Para votar, o profissional deve acessar o site www.eleicaocrc.com.br, onde, além do espaço para votação, há o campo para alterar e solicitar nova senha, a relação das chapas concorrentes em sua jurisdição e o manual do eleitor, uma das inovações desta eleição. Outra inovação será a existência de um quadro de acompanhamento da votação, que estará disponível durante o período eleitoral. Nele qualquer pessoa poderá acompanhar quantos profissionais já votaram – em números absolutos e o porcentual em relação aos habilitados a votar – no País. A atualização das informações ocorrerá a cada dez minutos. “As eleições são um momento muito importante para a categoria, e estamos trabalhando para que ocorra tudo da melhor maneira possível e com a transparência que o momento exige”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Júnior.

Também será a primeira vez que o profissional poderá utilizar o e-CPF para votar. “O candidato recebe uma senha provisória por correspondência e deve alterá-la. Se não a recebeu ou a perdeu, deve solicitar outra senha provisória na página da eleição na internet, onde pode escolher se quer recebê-la por e-mail ou SMS. Este ano, estamos trazendo a praticidade de o eleitor votar com o e-CPF, caso prefira”, explica Aécio Prado.

Ao todo, 41 chapas estão concorrendo às eleições em todo o Brasil. No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, três chapas disputam as vagas. São os Estados que mais têm concorrentes.

O voto é obrigatório para todos os profissionais da contabilidade e facultado aos maiores de 70 anos. O profissional que estiver impedido legalmente ou enfermo poderá justificar o voto no site da eleição em campo específico que ficará disponível logo após o encerramento da votação. A não participação ou a falta de justificativa acarretam multa.

O site já está no ar e fica disponível até o dia 31 de dezembro.

Fonte: Rp1 Comunicação